Durante cinco anos, em meus tempos de universitária, morei em Belo Horizonte MG. Lá por muito tempo fui inquilina da D. Vildete. Uma senhora com cara de brava e que detestava que o nosso gato fugisse pra casa dela. Mas ela era brava só de fachada. Por dentro tinha um bom coração. Morávamos no mesmo andar em apartamentos um de frente para o outro. Toda vez que a dona Vildete fazia biscoitos de polvilho ou este bolo cremoso de fubá ela levava um pouco para nós.
Quando fui embora, voltando para Vitória, fui me despedir dela e ela finalmente me deu a receita anotada em um pedacinho de papel que guardo até hoje. Perdi o contato com a Dona Vildete. Nem sei se ela ainda vive, visto que já era uma senhora idosa. Mas, compartilho com vocês agora a receita deste bolo delicioso. Se você fizer da maneira correta ele ficará com um creme no meio. Demorei algum tempo pra acertar o ponto. è um bolo bem mineiro que fica perfeito com um cafezinho passado na hora.
No final da receita a dona Vildete escreveu uma expressão que até hoje não sei o que significa. Se alguém souber por favor me avise!
Vil-ju-de-pe-ti-pi
Ingredientes:
- 2 xícaras de açúcar
- 3 ovos
- 2 colheres (sopa) cheia de manteiga em temperatura ambiente
- 1 e 1/2 xícara de fubá
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 8 colheres de queijo parmesão ralado
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 copo (300 ml) de leite