No final de semana o Ronaldo surpreendeu com mais uma de suas invenções “delícia-gastronômicas”. Um prime rib com um molho a base de alho acompanhando de um arroz com calabresa molhadinho. Fantástico!! Eu que não sou lá muito fã de costela adorei este corte da carne e a maneira como ele fez, pois fica muito saborosa e macia. Pra quem não conhece este corte segue uma explicação básica e na sequencia a receita desta delícia.
O Prime rib, como o próprio nome diz na livre tradução do inglês, é uma costela de primeira ou premium. Atualmente, é um dos cortes mais aclamados da alta gastronomia. Na prática, é extraída da caixa torácica superior da costela do animal, incluindo no seu miolo uma carne de alta qualidade e bem marmorizada.
Também chamado de ancho com osso ou filé de costela, Prime rib é o corte feito na transversal, a favor das vértebras, de forma semelhante à bisteca.
O nome Prime rib, de origem norte-americana, é intencionalmente usado para demonstrar seu valor e diferenciá-la como uma parte mais especial da costela. É extraída de animais de altíssima qualidade. Também é chamada de chuletón, na Espanha, e costata, na Itália.
Ingredientes:
- 2 pedaços de prime rib cortado em fatias de aprox. 4 cm (aprox. 1 quilo)
- 3 colheres (café) de sal grosso
- 5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 8 dentes de alho descascados
- 4 colheres (sopa de óleo
- 1 linguiça calabresa picada
- 250 gramas de polpa de tomate
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 1/2 xícaras de arroz
- 1 colher (chá) de ervas de provence
- pimenta do reino a gosto
Preparo:
Prepare o arroz normalmente. Arroz branco.
Em uma frigideira grande colocar duas colheres de óleo, aquecer bem e selar a carne de ambos os lados. Não coloque sal para não perder os líquidos da carne. Quando estiver dourada de ambos os lados transfira para uma assadeira. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
Bata no mixer ou no liquidificador se você não tiver um, o alho, o sal grosso, o azeite e uma pitada de pimenta do reino.
Espalhe essa mistura de alho sobre o prime rib. Somente na parte de cima. Salpique as ervas de provence e leve ao forno por 18 minutos. (Ao ponto)
Na mesma frigideira em que você selou a carne, acrescente as duas colheres de óleo restantes e frite levemente a calabresa picadinha. Junte a polpa de tomate, o açúcar e pimenta do reino a gosto. Deixe cozinhar por uns três minutos. Retire do fogo e misture no arroz previamente preparado.
Voilá!