Há dias que a gente sente que não devia sair de casa. O elevador fica com um degrau e você tropeça, o carro dá sinais de que a bateria está gastando e demora a pegar, um ciclista sem noção de regras de trânsito atravessa na sua frente, é impossível estacionar perto do trabalho e quando você está saindo o céu enegrece e subitamente cai uma chuva intensa daquelas que molham tudo em 30 segundos. Com a roupa e a alma molhadas, posso hoje permitir o prazer, já me perdoando pela gulodice, de uma xícara de café quente acompanhada de um pedaço desta adorável tortinha de maçã feita em poucos minutos.
Mas nem pode-se chamar esta receita de uma autêntica gordície pois tem apenas 170 calorias um pedaço relativamente grande. Tenho usado um aplicativo para medir o valor calórico das receitas. Adiciono todos os ingredientes e divido em partes iguais depois de pronto. Ele automaticamente calcula quantas calorias tem por porção. Chama-se Myfitnesspal. Uso pra fazer dieta de controle calórico e programação de atividade física.
Esta é uma receita para todos. Até quem não sabe cozinhar pode fazê-la sem medo. Minha amiga Cida Conti do Rio de Janeiro que o diga. Em uma visita que nos fez a poucos meses eu lhe disse que ela faria a torta do café da tarde. Dei as orientações e ela fez a torta em poucos minutos e mandou, toda orgulhosa, as fotos para as filhas no Rio.
Ingredientes:
- 3 maçãs
- 1/2 limão
- 2 ovos
- 1 xícara de leite (Usei o semidesnatado)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de farinha
- 1 colher (sopa) de fermento
- 1 pitada de sal
- canela em pó